Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Erros comuns no momento da criação de uma empresa

Publicado por Ana Luiza Feldman
há 8 anos

O momento do nascimento de uma empresa é de extrema importância, sendo assim os sócios precisam ficar atentos a cada detalhe, para evitar problemas futuros.

Regularizar um negócio não é tarefa fácil, afinal são inúmeros quesitos para dar conta e muitos empresários o encaram como mera burocracia, aí está o primeiro erro. Muitos administradores que decidem criar suas empresas não fazem ideia da importância dessas “burocracias” e acabam contratando um despachante para dar entrada na papelada e colocar a empresa para funcionar o mais rápido possível, acreditando que não fará qualquer diferença, isto é, com a crença de que o mais importante é a administração e funcionamento da empresa. Ledo engano!

Um dos pontos que merece destaque e é de suma importância para criação de uma empresa é a qualidade do contrato social, pois é neste instrumento que se regerá os termos de conduta dos sócios, bem como suas obrigações e direitos. O contrato social funciona como uma certidão de nascimento da empresa e muitos sócios assinam sem sequer pensar na sua importância ou saberem o que estão assinando. Aqui está o segundo erro mais comum, não procurar assessoria para redação e consultoria sobre o contrato social.

Outra questão que merece destaque é a criação de termos de uso para sites e contratos de e-commerce. Com a nova era da tecnologia, muitos negócios funcionam de forma virtual e o mercado de e-commerce está cada vez maior.

No caso do e-commerce, muitas empresas fazem trocas de serviços com alguns contatos ou arrumam parcerias para conseguirem fazer o site de vendas on-line. Mesmo que este não seja o caso, é necessária a devida cautela com a contratação destes serviços, pois muitas questões estão em jogo, entre elas: o valor pago ao desenvolvedor do site por cada venda online (se houver acordo neste sentid0), a proteção dos dados dos clientes da empresa, o tempo em que o serviço será prestado, entre outras.

O objetivo de toda empresa que está começando é crescer com o menor custo possível, mas não pode deixar de priorizar o mais importante, que é justamente a formalização de serviços e assinaturas de contratos com a devida assessoria. Muitas vezes os empresários pegam modelos de contrato na internet, que sequer se adaptam ao caso concreto, pois cada contrato tem suas peculiaridades de acordo com as partes envolvidas, este é o terceiro erro que pode levar uma empresa a ter enormes prejuízos, em uma questão curtíssima de tempo.

É de extrema importância profissionalizar o negócio e se resguardar desde a sua criação, pois no início o capital é pouco, mas em futuro próximo esse capital pode – e vai – crescer, e é neste momento que os problemas começam a surgir.

Para evitar tais problemas, faz-se necessário a contratação de profissionais qualificados para auxiliarem desde o início, fazendo os contratos de parceria, de troca, de e-commerce, além dos termos de uso de sites, registro da marca, bem como o contrato social da empresa.

Por fim, a cautela inicial irá assegurar o futuro da empresa, ajudando muitos empresários a não terem gastos desnecessários em virtude da falta de informação e conhecimento acerca da “burocracia” necessária para constituição de uma empresa. Somente com uma consultoria e assessoria adequada é possível diminuir os riscos e futuros prejuízos.

  • Sobre o autorAdvogada em Recife-PE. Advogada em Brasilia-DF.
  • Publicações44
  • Seguidores82
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/erros-comuns-no-momento-da-criacao-de-uma-empresa/368234410

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)